sábado, 17 de setembro de 2011

Dengue


A dengue é uma doença que está presente em regiões tropicais e subtropicais e que tem por transmissor o mosquito Aedes aegypti, que carrega dentro de si o vírus causador da doença.
Ele alimenta-se de sangue e, ao picar uma pessoa, transmite para ela o vírus, deixando-a doente. O Aedes aegypti é menor que um pernilongo, é escuro e rajado de branco, pica as pessoas durante o dia e se desenvolve em água parada e limpa.
Importante ressaltar que a dengue não é uma doença transmitida de pessoa para pessoa, somente o mosquito é o responsável pela sua transmissão, daí a razão de não deixá-lo nascer.
Como? Não acumulando água parada. Para isso, se você tem plantas em casa, coloque areia no fundo dos pratos, desfaça-se de pneus velhos, latarias, garrafas e outros objetos que possam armazenar água, mantenha fechada a tampa do vaso sanitário, e, é claro, de tampões de caixas d’água ou de outros reservatórios. Essas são algumas medidas para que o mosquito da dengue não se reproduza.
A dengue parece com uma gripe, mas, se não for tratada, pode matar. Os principais sintomas são febre alta, dores de cabeça, nos olhos, nos músculos e nas juntas, manchas avermelhadas, falta de apetite, fraqueza e, em alguns casos, sangramento da gengiva e do nariz.
Se você tiver sintomas parecidos com os descritos aqui, procure imediatamente um médico. Se comprovada a doença, é preciso repousar, beber muito líquido e só usar medicamento para aliviar as dores e a febre. Mas atenção! Apesar de os sintomas serem parecidos com os da gripe, não use medicamentos à base do ácido acetil salicílico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário